O que é o Bitcoin?
- EUCRIPTO

- Apr 2, 2022
- 5 min read

O que é Bitcoin?
Bitcoin é uma forma digital de dinheiro. Porém, ao contrário das moedas fiduciárias com as quais você está acostumado, não existe um banco central que a controla. Em vez disso, o sistema financeiro da Bitcoin é executado por uma rede de milhares de computadores distribuídos em todo o mundo. Qualquer pessoa pode participar do ecossistema, fazendo o download do software de código aberto (open-source).
A Bitcoin foi a primeira criptomoeda, anunciada em 2008 (e lançada em 2009). Ela fornece aos usuários a capacidade de enviar e receber dinheiro digital (bitcoins, com b minúsculo ou BTC). O que a torna tão atraente é o fato de não poder ser censurada, fundos não podem ser gastos mais de uma vez e as transações podem ser feitas a qualquer momento, de qualquer lugar.
Para que se utiliza a Bitcoin?
As pessoas usam Bitcoin por vários motivos. Muitos a apreciam por sua natureza permissionless (não há necessidade de permissão) – qualquer pessoa com conexão à Internet pode enviar e receber Bitcoins. É semelhante ao dinheiro, pois ninguém pode impedir você de usá-lo, mas por ser digital, pode ser transferida globalmente.
O que torna o Bitcoin valioso?
A Bitcoin é descentralizada, resistente à censura, segura e sem fronteiras.
Essas qualidades, tornaram a Bitcoin atraente para diversos casos de uso, como remessas e pagamentos internacionais, em que os indivíduos não desejam revelar suas identidades (como acontece com o uso de cartões de débito ou crédito).
Muitos não gastam suas bitcoins, preferindo mantê-las a longo prazo (ação conhecida como hodling). A Bitcoin foi apelidada de ouro digital, devido ao fornecimento finito de moedas disponíveis. Alguns investidores veem a Bitcoin como uma reserva de valor. Devido à escassez e dificuldade de produção, foi comparada a metais preciosos como ouro ou prata.
Os Holders acreditam que essas características – combinadas com disponibilidade global e alta liquidez – a tornam um meio ideal para armazenar valores por longos períodos. Eles acreditam que o valor da Bitcoin continuará aumentando com o passar do tempo.
Como funciona o Bitcoin?
Quando Alice faz uma transação para Bob, ela não está enviando fundos da maneira convencional. Não é como o equivalente digital de entregar notas de dólar. É como se ela estivesse escrevendo em uma folha de papel (que todo mundo pode ver) que está dando dólares para Bob. Quando Bob for enviar esses mesmos fundos para Carol, Carol pode confirmar que Bob possui os fundos, consultando a folha de papel.
Essa "folha" é um tipo específico de banco de dados chamado de blockchain. Todos os participantes da rede têm uma cópia idêntica armazenada em seus dispositivos. Os participantes se conectam para sincronizar novas informações.
Quando um usuário faz um pagamento, ele o transmite diretamente para a rede peer-to-peer – não há um banco ou instituição centralizada para processar as transferências. Para adicionar novas informações, a blockchain da Bitcoin usa um mecanismo especial chamado de mineração. É através desse processo que novos blocos de transações são registrados na blockchain.
O que é blockchain?
Blockchain é uma tecnologia de registro append-only: ou seja, dados podem ser apenas adicionados à ela. Depois que as informações são adicionadas, é extremamente difícil modificá-las ou removê-las. A blockchain aplica essa propriedade incluindo, em todos os blocos subsequentes, um vínculo ao bloco anterior.
Esse vínculo é na verdade um hash do bloco anterior. Hashing envolve a passagem de dados através de uma função unidirecional para produzir uma “impressão digital” exclusiva de uma entrada específica (input). Se o input for modificado, mesmo que ligeiramente, a impressão digital será completamente diferente. Como os blocos são organizados em cadeias, não há como editar um input antiga sem invalidar os blocos seguintes. Essa estrutura é um dos componentes que tornam a blockchain segura.
Para uma introdução geral às blockchains, consulte o Guia para iniciantes sobre Tecnologia Blockchain.
O Bitcoin é legal?
A Bitcoin é perfeitamente legal na maioria dos países. Porém, existem algumas exceções – consulte as leis de sua jurisdição antes de investir em criptomoedas.
Nos países em que a Bitcoin é legal, as entidades governamentais adotam abordagens variadas em relação a tributos e conformidade. De modo geral, a regulamentação ainda não foi altamente desenvolvida e provavelmente irá mudar de forma considerável nos próximos anos.
História da Bitcoin
Quem criou a Bitcoin?
Ninguém sabe! O criador da Bitcoin usou o pseudônimo Satoshi Nakamoto, mas não sabemos nada sobre sua identidade. Satoshi pode ser uma pessoa ou um grupo de desenvolvedores em qualquer lugar do mundo. O nome é de origem japonesa, mas o domínio do inglês de Satoshi faz com que muitos acreditem que ele/ela/eles são originários de um país de língua inglesa.
Satoshi publicou o white paper da Bitcoin, bem como o software. No entanto, o misterioso criador desapareceu em 2010.
Foi Satoshi quem inventou a tecnologia blockchain?
O Bitcoin, na verdade, combina várias tecnologias existentes que já existem há algum tempo. O conceito de uma cadeia de blocos não nasceu com a Bitcoin. O uso de estruturas de dados inalteráveis como essa, já ocorreu no início dos anos 90, quando Stuart Haber e W. Scott Stornetta propuseram um sistema de timestamping de documentos. Muito parecido com as blockchains de hoje, ele contava com técnicas criptográficas para proteger os dados e impedir que eles fossem adulterados.
Curiosamente, em nenhum momento o white paper de Satoshi utiliza o termo “blockchain”.
Dinheiro digital antes da Bitcoin
O Bitcoin não foi a primeira tentativa de dinheiro digital, mas é certamente a mais bem-sucedida. Os esquemas anteriores abriram caminho para a invenção de Satoshi:
DigiCash
A DigiCash foi uma empresa fundada pelo criptógrafo e cientista da computação David Chaum no final dos anos 80. Foi criada como uma solução orientada à privacidade para transações online, com base em um artigo de autoria de Chaum (explicado aqui).
O modelo da DigiCash era um sistema centralizado, mas era um experimento interessante. Mais tarde, a empresa faliu. Chaum acredita ter sido devido à sua criação antes que o e-commerce realmente decolasse.
B-money
A B-money foi uma proposta do engenheiro de computação Wei Dai, publicada na década de 1990. Foi citada no white paper da Bitcoin e não é difícil de entender o porquê.
A B-money propôs um sistema Proof of Work (usado na mineração de Bitcoin) e o uso de um banco de dados distribuído onde os usuários confirmam as transações. Uma segunda versão da B-money também descreveu uma ideia semelhante ao staking, que é um sistema utilizado por outras criptomoedas atualmente.
No final das contas, a B-money nunca decolou, pois não passou do estágio inicial. Entretanto, a Bitcoin claramente se inspira nos conceitos apresentados por Dai.
Bit Gold
Existem tantas semelhanças entre a Bit Gold e a Bitcoin que alguns acreditam que seu criador, o cientista da computação Nick Szabo, é Satoshi Nakamoto. Essencialmente, a Bit Gold consiste de um ledger que registra cadeias de dados originadas da operação de Proof of Work.
Assim como a B-money, o desenvolvimento da Bit Gold não foi adiante. Suas semelhanças com a Bitcoin, no entanto, consolidaram sua reputação como a “precursora da Bitcoin.”
Com o link abaixo você ganha 10% de desconto nas taxa de trading - compra e venda https://bit.ly/vocebinance
FONTE: Binance



Comments